sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Escurecimento da pele


Escurecimento da pele, vulgarmente designado como hiperpigmentação é uma indicação de que a melanina demasiado (pigmento) está a ser fabricado na pele. Células produtoras de melanina, também conhecidas como melanócitos se encontram na camada mais baixa da epiderme. Quando há uma produção excessiva de melanina, que pode levar ao desenvolvimento de pequenas manchas escuras na pele.

Causas escurecimento da pele

Quais são os fatores que desencadeiam a produção excessiva de melanina? Por exemplo aplicação demasiado de produtos cosméticos ou uso de antibióticos pode causar escurecimento da pele nos lábios superiores. Outras causas desta doença de pele estão listados abaixo:

Doença de Addison

Doença de Addison também é responsável por tornar a pele mais escura. Esta doença é tipicamente marcado por mau funcionamento das glândulas supra-renais que se encontram acima dos rins. A glândula adrenal é responsável por produzir uma série de hormônios que ajudam a manter uma boa saúde. A glândula pituitária situada perto do cérebro, controla a glândula adrenal. Com o mau funcionamento da glândula supra-renal, a hipófise responde produzindo corticotropina (uma hormona), em quantidades excessivas. Esta produção muito de corticotropina força os melanócitos para libertar melanina extra na pele. Não admira, pessoas com doença de Addison sofrem de pigmentação escura que é visível na forma de manchas marrons na pele. Para além de escurecimento da pele que é notado ao longo do revestimento da boca, a pessoa pode sentir fadiga e uma sensação de tontura.

Lúpus

Escurecimento da pele é também considerado como um dos sintomas de lúpus. Surpreendentemente, no lúpus, a invasão não é de qualquer bactéria ou vírus, mas a partir do próprio sistema imunitário. Ele ataca os tecidos das articulações e da pele, o que dá origem a uma erupção cutânea que faz com que um padrão em forma de borboleta na área afectada. Esta condição é conhecida por causar escurecimento da pele, inflamação, febre conjuntas feridas, boca e dores musculares.

A alcaptonúria

Escurecimento da pele, que é mais proeminente em áreas expostas a raios UV pode também ser devido a alcaptonúria, um defeito genético no qual o corpo perde a sua capacidade de metabolizar certos aminoácidos. Isto leva à acumulação de ácido homegentisic na urina e os tecidos das articulações e da pele. Como resultado, a acumulação de ácido não só provoca a descoloração da pele, mas também pode danificar as articulações assim como aumentar o risco de ossos nos rins.

Melasma

Escurecimento da pele no rosto também pode significar a presença de melasma, uma doença de pele que se manifesta na forma de escuras manchas marrons nas bochechas, testa e queixo. Os relatórios sugerem que ele é comumente diagnosticado em mulheres que em homens. Na verdade, melasma ocorre em homens é relativamente incomum. Desequilíbrio hormonal durante a gravidez é muitas vezes o principal culpado por trás fazendo com que o melasma. As mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais ou anti-apreensão de medicamentos também podem sofrer de melasma.

Os danos do sol

Danos provocados pelo sol também podem contribuir para a formação de manchas escuras. Demasiada exposição ao sol é algo que não pode ser tolerada pela pele. Isto pode levar a um escurecimento da pele em forma desigual. Por exemplo, a cor das coxas exteriores podem aparecer mais escura do que a da parte interna das coxas. Sentado ou viajar no sol quente por longos períodos de tempo faz com que a secreção excessiva de melanina na pele. Isso acontece porque os raios UV penetram na pele e estimular os melanócitos a produzir mais melanina, o que acaba causando o escurecimento da pele.

O uso de creme de escurecimento da pele é o tratamento hiperpigmentação convencional para se livrar dessas manchas indesejáveis ​​na pele superficial. Geralmente, estes cremes para a pele que iluminam pigmentação escura conter hidroquinona, corticosteróides ou ácido retinóico. Como excesso de exposição ao sol é a causa mais comum de escurecimento da pele, o uso de protetor solar é uma das melhores maneiras de manter a hiperpigmentação da pele na baía. No caso da pigmentação escura não vai embora com creme de pele, consultar um dermatologista qualificado é necessário descobrir a causa subjacente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário