segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Irã afirma que EUA Spy Shot Down Unmanned Drone


Aparentemente, esta não é a primeira vez que o Irã alegou que derrubaram um avião espião dos EUA como ele estava tentando reunir informações sobre seu programa de armas nuclear suspeita. Tão recentemente quanto este mês, autoridades iranianas se reuniram com diplomatas russos para exibir o que reivindicações fossem peças de aviões espiões americanos que tinham sido capturados pelo exército iraniano nos últimos anos. Neste ponto, os EUA não estão comentando sobre as reivindicações e, provavelmente, seria impossível decidir qual história acreditar que eles fizeram.

Na partida de xadrez em curso que irá determinar se e quando o Irã desenvolve armas nucleares, a ironia é que nunca haverá um vencedor. Se o Irã eventualmente se desenvolve uma arma nuclear, que é o cenário mais provável, então eles nunca seriam capazes de usá-lo. Na mesma maneira que nenhuma outra nação com armas nucleares tem usado contra um inimigo desde que os EUA bombardearam o Japão na Segunda Guerra Mundial, nenhuma nação pode dar ao luxo de arriscar a desenhar um ataque de retaliação nuclear. Claro que, no pressuposto de que seria tal ataque viria a partir dos Estados Unidos, mas mesmo que é pouco provável.

O mais plausível, mas ainda altamente improvável cenário, veria o Irã com uma arma nuclear contra Israel, e Israel respondendo por apagar o Irã de existência. Embora Israel nunca confirmou ou negou que possui armas nucleares, é uma suposição bastante segura de que eles são mais do que capaz de uma resposta esmagadora nuclear no caso de serem atacados. Ninguém ganha nesse cenário, é claro, e tudo isso é provavelmente muito barulho por nada. Por quase dos últimos 70 anos, as armas nucleares têm servido apenas para garantir que eles não serão usados. É um jogo perigoso, mas ninguém pode dar ao luxo de perder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário